Uma cozinha doméstica bem equipada deve conter uma itens essenciais que facilitem a preparação de alimentos e tornem a experiência culinária eficiente e agradável.
Índice
ToggleAs necessidades podem variar de acordo com o estilo de culinária e as preferências pessoais, mas… O que não pode faltar em uma Cozinha? Quais são os ítens básicos que uma cozinha precisa ter?
Aqui nesse guia rápido você vai descobrir os ítens essencais que uma cozinha moderna precisa ter atualmente (2024). Vamos lá?
Existem itens básicos que ajudam a criar uma cozinha funcional, mas você pode adicionar outros utensílios e aparelhos específicos conforme sua finalidade ou receitas que gosta de preparar.
Aqui estão alguns itens que não podem faltar em uma cozinha:
Um lugar para cozinhar seus alimentos, seja a gás, elétrico ou indução.
Essencial para assar, grelhar e cozinhar uma variedade de pratos. Geralmente é integrado ao Fogão, mas pode ser separado também.
Para armazenar alimentos perecíveis e ingredientes frescos.
Uma ou mais superfícies de trabalho para preparar alimentos; cortar carnes, legumes, entre outros; utilizar ferramentas, recipientes e utensílios diversos; e montar pratos.
Para lavar alimentos e utensílios.
Pode ser um filtro, um galão de água, entre outros. Mas o mais indicado são os purificadores de água, principalmente se você morar em região com água um pouco mais “suja”. Mas lembre-se de trocar o seu filtro (refil) de tempos em tempos.
Diferentes tamanhos e tipos para cozinhar uma variedade de alimentos; além da panela de pressão para preparar principalmente o feijão.
Uma cozinha vai precisar de talheres (garfos, facas e colheres) de vários tamanhos. As colheres talvez sejam as mais variadas em tamanhos, você vai usar colheres pequenas, médias e grandes na cozinha o tempo todo.
As facas grandes também serão usadas o tempo todo para preparar os alimentos. Os garfos geralmente são os que menos variam em tamanho, mas tudo depende do seu estilo de culinária.
Você vai precisar das canecas para tomar os chás, café, leite, entre outros. E copos para beber água, sucos, etc.
De diversos tamanhos.
Para os adeptos de café ou chá não pode faltar um recipiente ou chaleira para esquentar água (uma boa opção, são as chaleiras elétricas); filtro e pó de café, chás diversos; além de uma boa garrafa térmica para preservar o calor e tomar o café aos poucos ao longo das horas.
Outra opção são as cafeteiras elétricas, ou as cafeteiras que usam sachês.
Espátulas; colheres de pau; conchas; pegadores; abridor de lata, abridor de garrafa; fósforos (se não possuir fogão elétrico); útensílios medidores ou colheres medidoras para medir ingredientes com precisão; raladores; triturador de alho
Pode ser de madeira ou outro material, são importantes quando for necessários usar facas grandes e de corte, sem danificar a superfície da bancada.
O microondas é um ítem essencial na cozinha atualmente com a vida acelerada e escassez de tempo que sentimos, facilitando você deixar a comida preparada fria ou congelada na geladeira, e esquentá-la rapidamente no microondas.
O Lava-Louças, também pelo motivo de falta de tempo, também se torna importante nos dias de hoje.
Só não vale deixar ele nos tornar preguiçosos, sem pique pra lavar um talher ou um prato. concordam? Mas em geral o Lava-Louças é uma “mão na roda” no nosso dia-a-dia.
Liquidificador ou processador de alimentos, para misturar, triturar e fazer purês; forninho elétrico, para preparar deliciosos lanches; batedeira elétrica, para bater massas, cremes e claras em neve; assadeiras e formas, para assar bolos, pães, tortas e outros pratos; sanduicheira elétrica pra fazer sanduiches; torradeira elétrica para torrar o pão de fôrma.
Para guardar alimentos restantes de forma adequada. Com destaque para os tupperwares, bem práticos.
Lembre-se de escolher o recepiente com plástico adequado para esquentar no microondas (caso for usá-lo no microondas).
Esses ítens não são essencias para uma cozinha, mas podem ser úteis, principalmente dependendo da sua finalidade, seu estilo de culinária ou estilo de vida:
Não é um ítem essencial, mas se você quiser para medir ingredientes com precisão, especialmente em receitas que exigem medidas exatas, vai ser importante ter uma.
O Freezer em geral não é um ítem essencial, a não ser que você tenha o costume de comprar grandes volumes de comida, principalmente de carnes.
Aí pode ser que valha a pena comprar o freezer, para preservar a comida por mais tempo.
Uma opção mais saudável para fritar alimentos, utilizando ar quente para criar texturas crocantes.
Também conhecido como mixer, é útil para misturar sopas e molhos diretamente na panela.
Os ítens seguintes podem ser considerados “de luxo” numa cozinha. São ítens de valor agregado alto, e pouco acessíveis para a maioria de nós.
Mao mesmo tempo são ítens que são úteis e embora fugindo um pouco do escopo desse artigo que é mostrar ítens que NÃO PODEM faltar nuam cozinha, é interessante saber da existência deles para compôr um espaço moderno.
E quem sabe um dia eles fiquem mais acessíveis para a maioria de nós, não é mesmo?
Se a geladeira não tiver um dispensador de gelo, uma máquina de gelo autônoma pode ser útil para manter bebidas refrescantes.
Uma técnica moderna de cozimento que envolve cozinhar alimentos selados a vácuo em uma temperatura controlada para resultados incrivelmente consistentes e saborosos.
Para aqueles que adoram fazer pães e massas caseiras, uma máquina de panificação automatiza o processo e oferece resultados consistentes.
Um forno de convecção utiliza ventiladores para circular o ar quente, resultando em um cozimento mais uniforme e rápido. Isso é útil para assar, grelhar e cozinhar uma variedade de pratos.
Facilita o processo de descascar frutas e vegetais, economizando tempo e minimizando o desperdício.
Rita é chef de cozinha e consultora culinária, com uma vasta experiência em utilizar os mais diversos eletrodomésticos no preparo de receitas. Ela escreve sobre a aplicação prática dos aparelhos em diferentes tipos de cozinha, trazendo sua perspectiva como profissional e apaixonada pela gastronomia.
Heitor é uruguaio de nascença e veio para o Brasil ainda adolescente, tendo trabalhado em vários restaurantes do sul do país. Sua paixão por entender como os avanços tecnológicos podem melhorar o dia a dia na cozinha é o que o motiva a pesquisar e avaliar os mais variados equipamentos. No Que Delícia de Cozinha, ele compartilha análises e guias que explicam de forma acessível o funcionamento dos produtos.
Cláudio é cozinheiro profissional há mais de 1 década, tendo trabalhando em inúmeros restaurantes e pizzarias do Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais. Tendo se formado em engenheiro de produção, ele acompanha de perto o desenvolvimento e a fabricação de eletrodomésticos. Com seu olhar técnico, ele traz ao site uma abordagem detalhada sobre a eficiência, durabilidade e inovações que os novos modelos oferecem.