Geladeira, refrigerador ou freezer: qual é a diferença entre esses aparelhos? Entenda de uma vez por todas aqui nesse guia rápido e descomplicado. Vamos lá?
Índice
ToggleA resposta simples e direta é: nenhuma.
No contexto do uso comum, “refrigerador” e “geladeira” são termos intercambiáveis e se referem ao mesmo eletrodoméstico, usado para armazenar alimentos e bebidas em temperaturas mais baixas afim de preservá-los.
Assim, a geladeira (ou refrigerador) tem a função de resfriar alimentos e bebidas entre 1ºC e 7ºC.
No entanto, em alguns lugares, especialmente no Brasil, “geladeira” é o termo mais comummente usado para se referir a esse aparelho, enquanto “refrigerador” é mais comumente usado em outros países de língua portuguesa, como Portugal.
Além disso, cada empresa fabricantes adotou um nome para referir ao seu produto.
A Brastemp, por exemplo, utiliza o nome “geladeira”, enquanto a Electrolux costuma usar o termo “refrigerador”, e isso ajuda a aumentar a confusão, parecendo que são produtos distintos.
Mas não: essencialmente ambos os termos descrevem o mesmo tipo de aparelho doméstico, com a mesma função, resfriar os alimentos entre 1ºC e 7ºC.
Já a Geladeira (Refrigerador) e o Freezer são aparelhos diferentes, e a diferença entre eles está basicamente na função.
Como dissemos, a função da Geladeira (Refrigerador) é de somente resfriar os alimentos entre 1ºC e 7ºC, e dessa forma, os alimentos permanecem frescos e prontos para serem rapidamente consumidos ou preparados.
Já o Freezer tem a função de literalmente congelar os alimentos, e sua temperatura interna varia entre -14 e -25ºC.
Assim, a maioria dos alimentos ou bebidas ao serem retirados do Freezer não podem ser consumidos ou preparados imediatamente, mas precisam ser descongelados antes.
Inclusive, o Freezer às vezes pode ser chamado também de “Congelador”, principalmente quando ele fica DENTRO da Geladeira comum tradicional (não-duplex) ou INTEGRADO com a Geladeira Duplex.
Ah, um detalhe: uma excelente opção são os aparelhos frost free, tais como os freezers frost free, que evitam que o gelo se acumule nas paredes internas e faça com que você tenha que descongelar de tempos em tempos para limpar o aparelho.
E quem já fez isso uma vez sabe como é complicado e trabalhoso essa tarefa, dessa forma, os aparelhos frost free são excelentes e uma verdadeira “mão na roda”.
Podemos concluir então que:
Rita é chef de cozinha e consultora culinária, com uma vasta experiência em utilizar os mais diversos eletrodomésticos no preparo de receitas. Ela escreve sobre a aplicação prática dos aparelhos em diferentes tipos de cozinha, trazendo sua perspectiva como profissional e apaixonada pela gastronomia.
Heitor é uruguaio de nascença e veio para o Brasil ainda adolescente, tendo trabalhado em vários restaurantes do sul do país. Sua paixão por entender como os avanços tecnológicos podem melhorar o dia a dia na cozinha é o que o motiva a pesquisar e avaliar os mais variados equipamentos. No Que Delícia de Cozinha, ele compartilha análises e guias que explicam de forma acessível o funcionamento dos produtos.