Limpar armários de cozinha que estão engordurados pode ser desafiador – principalmente se forem brancos – mas com os passos adequados e os produtos certos, você pode restaurar o brilho e a limpeza. Aqui está um guia para ajudar nesse processo:
Índice
ToggleAqueça a água e coloque-a num recipiente, pois a água morna favorece a remoção de gordura.
Mas atenção: se o seu armário tiver partes de alumínio, não é indicado passar água morna pode aquecer o armário como um tudo e o aquecimento atingindo o alumínio pode causar manchas. Nesse caso, pode usar água em temperatura ambiente mesmo.
Outro cuidado é com excesso de água, já que muitos armários são feitos de madeira ou de MDF, e nesses casos não é bom exagerar no uso de água, usando apenas o necessário.
Use sempre panos de microfibra ou esponjas não abrasivas para passar o detergente, e escova de dentes ou escova de cerdas macias para passar o bicarbonato de sódio.
Misture água morna com uma boa quantidade de detergente neutro em um balde. Uma proporção base é de 2 colheres de sopa de detergente a cada 500ml de água.
Mergulhe uma esponja ou pano de microfibra nessa solução e limpe os armários, focando nas áreas mais engorduradas. Isso ajuda a soltar a gordura.
Principalmente no caso de armários de MDF branco, existem produtos no mercado que podem deixá-lo amarelado, por isso o detergente é mais seguro de ser usado.
Faça uma pasta espessa com bicarbonato de sódio e água. Aplique a pasta nas áreas manchadas e engorduradas dos armários.
A proporção base é de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo (aproximdamente 200ml) de água morna.
Deixe agir por alguns minutos e depois esfregue suavemente com uma esponja ou escova de dentes.
Em casos muito extremos de acúmulo de gordura e sujeira, você pode usar Saponáceo, que é muito eficiente, seguro de ser usado em ambiente doméstico, mas é extremamente abrasivo e forte. Por isso, o ideal é deixar ele como último recurso.
O vinagre branco é eficaz na remoção de gordura e manchas, assim, se ainda tiver alguma mancha resistente depois de todas essas etapas, você pode passar ele.
Molhe um pano limpo ou esponja em vinagre branco e aplique nas áreas engorduradas. Deixe agir por alguns minutos.
Se quiser, pode usar um borrifador, mistrando água morna com vinagre nas mesmas proporções.
Usando uma esponja ou pano de microfibra, esfregue suavemente as áreas com movimentos circulares. Evite esfregar com força para não danificar a superfície do armário.
Para remover resíduos dos cantos, você pode usar uma escova velha, com cerdas macias de preferência.
Enxágue com um pano úmido para remover qualquer resíduo de bicarbonato de sódio ou vinagre.
Lembre-se: evite jogar água em exceço diretamente para enxaguar, principalmente se o armário for de madeira ou MDF.
Em seguida, seque completamente com um pano seco e limpo.
Use preferencialmente luvas de borracha para fazer a limpeza, principalmente se for usar produtos fortes e abrasivos. Dessa forma, você protege suas mãos, sua pele e sua saúde.
Como acabamos de ver, limpar um armário de cozinha apesar de não ser complicado, pode ser bastante trabalhoso.
Dessa forma, ao invés de remediar, uma excelente opção pode ser prevenir o acúmulo de gordura usando aparelhos tais como depuradores de ar ou coifas, que têm a função de purificar o ar da cozinha, filtrando ou expulsando a gordura que sai dos fogões, fornos elétricos etc.
Assim você vai ter muito menos acúmulo de gordura, além de que ela vai demorar muito tempo para acumular a um ponto em que seja necessário realizar uma limpeza completa.
Rita é chef de cozinha e consultora culinária, com uma vasta experiência em utilizar os mais diversos eletrodomésticos no preparo de receitas. Ela escreve sobre a aplicação prática dos aparelhos em diferentes tipos de cozinha, trazendo sua perspectiva como profissional e apaixonada pela gastronomia.
Heitor é uruguaio de nascença e veio para o Brasil ainda adolescente, tendo trabalhado em vários restaurantes do sul do país. Sua paixão por entender como os avanços tecnológicos podem melhorar o dia a dia na cozinha é o que o motiva a pesquisar e avaliar os mais variados equipamentos. No Que Delícia de Cozinha, ele compartilha análises e guias que explicam de forma acessível o funcionamento dos produtos.