A escolha de um microondas envolve aspectos como espaço disponível, finalidade de uso, design e recursos e funções úteis. Aqui nesse Guia fácil e descomplicado você vai saber como escolher um microondas com assertividade para as suas necessidades. Vamos lá?
Índice
ToggleMicroondas são aparelhos grandes, então a capacidade vai depender do tamanho disponível da sua bancada e do tamanho dos recipiente que você deseja utilizar.
Se seu uso é principalmente para esquentar pratos de tamanho regular, médio, que geralmente têm entre 20 e 30cm de diâmetro, além de recipientes médios e pequenos, então microondas com capacidade a partir de 20L vão te atender perfeitamente bem e nao é necessário maiores.
Mas se o seu objetivo é esquentar pratos maiores do que 30cm, ou recipientes grandes, então é preciso utlizar microondas com 30L para cima.
Quanto maior a capacidade do aparelho, maior tenderá a ser sua potência, sendo que a maioria dos aparelhos do mercado tem entre 600W e 1500W na média.
Um microondas com capacidade de 20L considerado bem potente terá por volta de 750W.
Já um microondas de 30L para ser considerado potente deverá ter cerca de 1100W.
Mas lembre-se, o microondas tende a ser um dos aparelhos mais usados da casa, e assim seu gasto energético costuma ser grande, então seja cauteloso na escolha e se possível opte por aqueles com eficiência energética classe “B” ou “A”.
O microondas pode ser de bancada, que são os mais comuns, ou embutido, que ficam bem bonitos na cozinha.
Escolha aquele que for melhor e mais conveniente para você.
Ajudam a visualizar o alimento sendo preparado, o que pode ser útil dependendo do preparo, e também indicado seu funcionamento.
Quando a porta está aberta, ajudam a fazer a limpeza interna do aparelho.
Os painéis digitais podem ser com botões “touch” ou com botões mecânicos, onde precisamos pressioná-los.
Ambos são bem bonitos e funcionam bem, mas os painéis com botões do tipo “touch” em contrapartida costumam deixar o aparelho bem mais caro.
Como os microondas são uma das partes centrais das casas de hoje em dia, ter um aparelho com um belo visual é relevante na escolha.
Além disso, é interessante que ele combine com o estilo da sua cozinha.
Os microondas podem ter cor inox, com uma bela cor prateada espelhada, acrescentando bastante estilo e modernidade pro seu ambiente. Eles também podem ser brancos, pretos ou cinzas, com bastante opção para combinar com a cor predominante da sua cozinha.
Além disso, eles podem ter portas de estilo espelhado, além dos já mencionados painéis digitais.
Escolha o estilo que mais te agrade e que combine com o seu ambiente.
As portas geralmente podem ser de puxadores embutidos, ou por botão (geralmente um botão maior de pressionamento), ou até mesmo os dois.
Escolha o estilo que mais te agrada ou que é mais fácil para você utilizar.
Entre as funções e recursos que um microondas pode ter, destacamos os botões de atalho como alguns dos mais úteis.
Por exemplo, a tecla “Adicionar 30 Segundos” e “Mudo” costumam ser umas das mais úteis e ao mesmo tempo mais utilizadas no dia a dia.
Itens de segurança interessante são por exemplo, trava de egurança que bloqueia o acionamento acidental de comandos, útil por exemplo para quem tem criança em casa.
Outro exemplo de item relevante é a tecnologia antibactéria “Ag”, que elimina e impede a proliferação livre de bactérias no interior do aparelho.
Além dos recursos anteriores, os microondas podem ter vários outros recursos adicionais, sendo uns mais essenciais do que outros, mas todos com bastante utilidade.
Alguns deles são:
Usa automaticamente a potência ideal para descongelar carne, frango e feijão.
Sistema muito interessante, que devolve seu utensílio após aquecer na exata posição que você colocou no início. Dessa forma, chega de canecas viradas pra trás, você não vai mais sofrer com isso.
Sistema que permite aquecer 2 pratos ao mesmo tempo no microondas, consistindo numa grelha removível que divide o microondas ao meio (na horizontal).
Usa a potência ideal para cada uma, ajudando a poupar tempo e também não disperdiçar energia
Para alimentos leves, que não necessitam de muita potência, economizando a energia.
Além disso, normalmente deixa a luz interna desligada durante o aquecimento, também economizando energia por isso.
Bastente útil, pois tira os odores de comidas fortes que podem ficar depois do aquecimento.
Faz uma auto-limpeza interna de forma bem prática e rápida, eliminando odores de comida.
Grande parte dos aparelhos que existem no mercado não são Bivolts, portanto, certifique-se de adquirir o aparelho com a voltagem correta para sua tomada.
Heitor é uruguaio de nascença e veio para o Brasil ainda adolescente, tendo trabalhado em vários restaurantes do sul do país. Sua paixão por entender como os avanços tecnológicos podem melhorar o dia a dia na cozinha é o que o motiva a pesquisar e avaliar os mais variados equipamentos. No Que Delícia de Cozinha, ele compartilha análises e guias que explicam de forma acessível o funcionamento dos produtos.
Rita é chef de cozinha e consultora culinária, com uma vasta experiência em utilizar os mais diversos eletrodomésticos no preparo de receitas. Ela escreve sobre a aplicação prática dos aparelhos em diferentes tipos de cozinha, trazendo sua perspectiva como profissional e apaixonada pela gastronomia.