Qual é melhor: aço Evox ou Inox? A escolha entre esses dois tipos de material depende das necessidades específicas de cada situação. Mas no contexto da cozinha doméstica, o Aço Inox tende a ser superior, exceto por dois quesitos que você vai descobrir quais são até o final desse Guia. Vamos lá?
Índice
ToggleO Aço Inox é muito usado para aferir resistência e beleza em aparelhos como geladeiras inox, sanduicheiras, jarras entre outros.
Ele é composto por uma liga metálica com bela cor prateada espelhada e que é composta principalmente por ferro, cromo e níquel, possuindo alta resistência contra oxidação e corrosão de vários tipos.
Sua alta resistência é devido principalmente à adição de cromo na liga metálica, que cria uma camada fina de óxido de cromo na superfície do metal.
Essa camada funciona como uma barreira protetora, impedindo a oxidação do ferro (ferrugem), corrosão e formação de manchas e descoloração. Apesar de ainda ser possível enferrujar, ele é muito mais resistente contra isso do que a maioria dos outros metais.
Além disso, ele também é mais resistente contra quebras e amassados, devido à sua estrutura química interna e combinação de propriedades mecânicas.
Outro ponto imortante é que ele também tem alta resistência contra variações e extremos de temperatura, tornando-o um elemento extremamente durável.
Por fim, o aço inox pode ser polido ou escovado, conferindo um visual ainda mais difereciado, estiloso e destacado.
O nome Evox é registrado pela empresa Evox Metais Especiais, e trata-se de um aço coberto com uma camada superficial de revestimento metálico, normalmente de zinco.
Ele também possui uma bonita cor preteada espelhada e esse processo de revestimento, chamado de galvanização, o torna bastante resistente contra corrosões de diversos tipos.
Além disso, um ponto importante é que o seu processo de produção é menos custoso do que o do Inox, e por isso em geral ele é mais barato.
Além disso, enquanto sua densidade varia entre 7,8 e 7,9 g/cm³ a densidade do Inox fica geralmente entre 7,75 a 8,05 g/cm³ e por isso, na grande maioria das vezes o Evox é um material mais leve.
Porém podemos dizer que praticamente os benefícios do Evox param por aí, pois existem algumas diferenças bem grandes entre esses dois materiais.
Vejamos quais são:
Apesar do aço Evox oferecer uma boa proteção contra corrosão e oxidação, ele não possui proteção contra manchas e descoloração.
A resistência contra manchas é uma característica associada à adição de uma quantidade significativa de cromo na liga que forma o aço inoxidável.
E como vimos, no Evox é adicionado apenas o elemento zinco e não cromo, e dessa forma ele não tem proteção intrínseca contra manchas.
A presença do cromo também contribui para a estabilidade do aço Inox em uma ampla faixa de temperaturas, tornando-o mais resistente às mudanças térmicas do que o aço Evox.
Aqui, novamente a estrutura cristalina do aço inox dá a ele propriedades mecânicas superiores, conseguindo manter sua integridade estrutural mesmo sob estresse, o que o torna mais resiliente a impactos e deformações.
Além disso, o aço inox tem uma capacidade significativa de absorver ou liberar calor e energia antes de falhar, o que o torna menos propenso a quebras e amassados.
Novamente aqui, o revestimento de zinco do Evox, embora forneça resistência à corrosão, é inferior ao cromo e não contribui significativamente para a resistência mecânica do material tal como acontece com o aço Inox.
Dessa forma, podemos concluir que embora os dois materais tenham um visual muito bonito (prata espelhado), e sejam bastante resistentes contra corrosões de diversos tipos (com ligeira vantagem para o Inox), em outros quesitos eles são bem diferentes.
Assim, o Aço Inox leva vantagem nos seguintes quesitos:
Por outro lado, o aço Evox vence em:
Dessa forma, como na cozinha doméstica é constante o contato com resíduos de comida, água, umidade e extremos de temperatura, acreditamos que o Aço Inox é amplamente superior ao Evox por sua maior resistência e durabilidade.
Todavia, se o Evox for usado para fins de acabamento estético, a fim de conferir a bonita cor prateada ao aparelho, e se ele apresentar um bom custo-benefício, pode ser que compense comprar um aparelho de Evox, porém esteja consciente da sua menor durabilidade e resistência um pouco inferior.
Heitor é uruguaio de nascença e veio para o Brasil ainda adolescente, tendo trabalhado em vários restaurantes do sul do país. Sua paixão por entender como os avanços tecnológicos podem melhorar o dia a dia na cozinha é o que o motiva a pesquisar e avaliar os mais variados equipamentos. No Que Delícia de Cozinha, ele compartilha análises e guias que explicam de forma acessível o funcionamento dos produtos.
Cláudio é cozinheiro profissional há mais de 1 década, tendo trabalhando em inúmeros restaurantes e pizzarias do Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais. Tendo se formado em engenheiro de produção, ele acompanha de perto o desenvolvimento e a fabricação de eletrodomésticos. Com seu olhar técnico, ele traz ao site uma abordagem detalhada sobre a eficiência, durabilidade e inovações que os novos modelos oferecem.