Como Escolher um Liquidificador Potente?

Como Escolher um Liquidificador Potente?

1- Potência

O motor motor do liquidificador precisa ser potente o suficiente para conseguir processar alimentos muito duros, fibrosos e até mesmo gelo com rapidez e eficiência.

Um liquidificador potente deverá ter uma potência de pelo menos 1000W para cima, sendo os liquidificadores de 1200W e 1400W as opções mais populares e usadas no mercado.

2- Capacidade do Copo

Escolha um aparelho com capacidade de copo que atenda às suas necessidades de preparo.

Mas lembre-se: quanto maior a capacidade do copo, maior a quantidade de alimento dentro dele e por isso, a potência deverá ser maior também para ter um bom desempenho.

Por isso, copos para liquidificadores potentes costumam ser grandes, sendo os mais comuns entre 2 e 4 litros.

Os liquidificadores de 1200W, por exemplo, processam muito bem em copos de 3 litros de capacidade.

3- Material do Copo

É interessante que os copos de liquidificadores potentes tenham copos resistentes a riscos e quebras, pois a trepidação do aparelho é muito grande, além de ser comum receber alimentos mais duros.

É também altamente desejável também que seja feito de um material livre de BPA (Bisfenol-A), um elemento prejudicial para nossa saúde.

Dessa forma os copos, podem ser feitos, entre outros materiais, de:

a) Vidro

Não é resistente contra riscos e quebras, mas é o mais tradicional, não mancha nem absorve odores, é bastante bonito e não possui BPA

b) Duravita Tritan

Um tipo de plástico mais resistente à quebras, riscos, manchas, extremos de termperaturas e até mesmo odores indesjáveis, além de ser livre de BPA

c) Cristal San

Um tipo de plástico que possui bela aparência e brilho, é bastante leve, resistente contra impactos moderados e rachaduras, e é livre de BPA

copos de liquidificador

d) Copoliéster Tritan

Plástico ultrarresistente e livre de BPA

e) Acrílico

Livre de BPA, leve, porém, fácil de quebrar e de trincar, e tende a ficar riscado e esbranquiçado ao longo do tempo

4- Formato do Copo

A maioria dos copos são redondos (cônicos), porém podem ser também no formato “quadrados”, com arestas arredondadas quase em ângulo reto.

Além de possuirem um visual “diferentão”, algumas acham esse formato alternativo mais fácli de limpar e fácil para guardar no armário.

5- Lâminas de Qualidade

Ter boas lâminas é crucial para um liquidifcador potente, para conseguir dar conta do recado e triturar até os alimentos mais duros.

As lâminas podem ser serrilhadas, lisas ou mistas (algumas serrilhadas e algumas lisas).

O seu material pode ser de aço comum ou aço inox, sendo que as de aço inox são extremamente resistentes a amassos, entortamentos, manchas e descoloração.

6- Velocidades

Dê preferência a modelos com várias velocidades, permitindo que você ajuste a potência conforme o tipo de alimento a ser processado e achar a textura e o ponto ideal para cada um.

7- Recursos Adicionais

Os liquidificadores podem ter recursos adicionais que podem ser bastante uteis e ajudar no seu dia a dia, vamos citar alguns deles:

a) Sobretampa Dosadora

Uma tampa com régua de dosagemm que fica encaixada na tampa principal e que serve para medir ingredientes e temperos de forma prática.

b) Função Turbo

Usada com aqueles alimentos mais duros e difíceis de triturar.

c) Função Autolimpeza

Promove uma limpeza no aparelho logo após o seu uso, algo bem prático e útil.

d) Filtro de Resíduos

Ajuda a conter fragmentos indesejados de alimentos na sua bebida, como bagaços de frutas e pedaços de semente.

gelo tritrado

e) Função Pulsar

Ajuda a picar e triturar alimentos duros e sólidos.

f) Função "Ice" ou Triturar Gelo

O próprio nome já diz. Ideal para processar o gelo, costuma estar presente na maioria dos liquidificadores de alta potência

g) Motor com Reverso

Innverte a rotação do motor, e evita que os alimentos travem as lâminas.

h) Timer

Se você costuma preparar receitas onde precisa deixar o alimento processando por mais tempo no aparelho, essa função é muito útil, pois permite você fazer outras coisas, e impede do preparo passar do ponto ou você esquecer ela ligada.

i) Porta-Fio

Geralmente fica embaixo da base do liquidificador e ajuda a organizar a bancada e também deixa mais prático para guardar o aparelho.

8- Facilidade de Limpeza

Escolha um liquidificador com peças removíveis e de fácil limpeza, como copo e lâminas que podem ser lavados na máquina de lavar louça.

9- Segurança e Estabilidade

No quesito segurança, um dos ítens mais relevantes são pés antiderrapantes que garantir estabilidade durante o uso. 

Pode haver também um indicador luminoso que impede que o liquidificador ligue caso o copo esteja mal encaixado, aumentando a segurança.

10- Voltagem do Aparelho

Grande parte dos aparelhos que existem no mercado não são Bivolts, portanto, certifique-se de adquirir o aparelho com a voltagem correta para sua tomada.

suco
Rita de Cássia

Rita de Cássia

Rita é chef de cozinha e consultora culinária, com uma vasta experiência em utilizar os mais diversos eletrodomésticos no preparo de receitas. Ela escreve sobre a aplicação prática dos aparelhos em diferentes tipos de cozinha, trazendo sua perspectiva como profissional e apaixonada pela gastronomia.

Heitor Passarini

Heitor Passarini

Heitor é uruguaio de nascença e veio para o Brasil ainda adolescente, tendo trabalhado em vários restaurantes do sul do país. Sua paixão por entender como os avanços tecnológicos podem melhorar o dia a dia na cozinha é o que o motiva a pesquisar e avaliar os mais variados equipamentos. No Que Delícia de Cozinha, ele compartilha análises e guias que explicam de forma acessível o funcionamento dos produtos.

Últimos Posts